sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O Apagão

Brasil sofre apagão na terça-feira, dia 10/11/2009

Pane numa usina, queda de uma linha de transmissão ou pane numa das sub-estações que redistribuem energia. São argumentos apresentados no Jornal da Globo de terça-feira (10/11/2009)para explicar as causas do blackout que assolou grandes centros do País como São Paulo, Rio, Brasília, parte do Nordeste até o Paraguai.
Depois de horas sem eletricidade, questões de segurança começam preocupar moradores dos centros abatidos pela falta de eletricidade.

O Brasil ficou estarrecido e sem explicações ao evento do “Apagão 2009” .
Um apagão atingiu várias regiões do País e o Paraguai na noite de terça-feira, 10 de novembro. Por volta das 22h15, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido em pelo menos quatro Estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas e Mato Grosso -, além do Distrito Federal. Parte do Nordeste também foi afetado pelo apagão. Segundo o presidente de Itaipu, Jorge Samek, que está no comando da operação, a causa mais provável da interrupção do fornecinecimento é raio e vento. Segundo ele, as cinco linhas de transmissão em Furnas apagaram ao mesmo tempo, fazendo com que as turbinas de Itaipu parassem automaticamente.
Segundo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), um terço da carga de energia que circula no sistema elétrico brasileiro foi interrompida por falhas no sistema de transmissão. A energia gerada pela Hidrelétrica Itaipu Nacional não está sendo transmitida para o Brasil.
Segundo o Operador, 17 mil megawats médios estão fora do sistema. Isso representa pouco mais de 30% de 55 mil megawats médio consumidos pelos brasileiros – equivalente ao consumo de São Paulo.
É a primeira vez na história que Itaipu ficou totalmente inoperante, segundo Jorge Samek.

O Jornal da Globo troxe as informações sobre o apagão e a paralização de Itaipu ao vivo. Veja o vídeo


Na quarta-feira, 11, o Jornal Nacional trouxe uma reportagem completa sobre o apagão e suas conseqüências pelo país , Veja o vídeo








Lula pede investigação e questiona raio como motivo de apagão






Presidente classificou o blecaute de terça-feira como um 'desastre'.Ele garantiu, porém, que não há falta de geração de energia no país.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na sexta-feira (13), após palestra em uma universidade em São Paulo, que pediu investigação aos órgãos ligados ao setor elétrico para saber se algo além de raios pode ter causado o apagão que deixou 18 estados no escuro na terça-feira (10).
"Eu disse à Aneel e à ONS que precisa ter um processo de investigação em toda trajetória. E nós temos instrumentos para isso, para que a gente descubra exatamente o que houve”, disse. "Se o sistema é robusto como nós acreditamos que seja, [...] por que que então nós tivemos este desastre?", questionou.
O presidente disse que a explicação real para a sociedade depende desse processo de apuração. "O que eu quero é que quando tiver o resultado final depois de uma apuração muito correta a opinião pública fique sabendo [que] aconteceu isso, isso e isso", frisou.
Embora as explicações de órgãos como o Ministério de Minas e Energia (MME) tenham até agora se concentrado em problemas meteorológicos, Lula diz que prefere esperar para falar da causa do blecaute. "Eu já vi tanta coisa, eu fico sempre com cuidado. [Primeiro] o raio não era capaz de fazer isso. [Depois se disse que] o raio pode causar, o que a gente não pode dizer é o tamanho que pode causar."

Sistema brasileiro

Ao avaliar o sistema elétrico brasileiro, o presidente disse que ele é robusto. Mas, fez a ressalva de que isso não elimina possibilidade de falhas. “Nada nesse mundo pode ser tão estruturado que possa suplantar alguma coisa causada por intempérie ou por falha humana, o que ainda não se sabe.”

Embora ainda não se saiba a real causa do apagão da última terça-feira, o presidente disse que pode garantir que não haverá falta de energia no Brasil. "O povo brasileiro não terá nenhum problema de falta de geração de energia porque o Brasil está produzindo mais oferta que a demanda de energia", ressaltou.

O presidente Lula disse também que aqueles que falam sobre o ocorrido pela imprensa estão demonstrando "prazer" em relação ao problema. Ele comparou a repercussão do blecaute com o acidente da TAM em 2007. O presidente lembrou que, em um primeiro momento, o governo foi apontado como o culpado pelo acidente.

Fonte G1.com


Saiba tudo o que aconteceu no país durante o apagão

Especialistas externos e do governo divergem sobre apagão
Infográfico do G1 mostra como funciona a proteção do sistema elétrico.Compare o que foi dito pelo Ministério com a opinião de engenheiros.
Esse vídeo mostra o exato momento em que as luzes voltam. É muito interessante, assistam

Nenhum comentário: