Em entrevista ao programa Milênio do canal GNT, o professor e diretor do programas de Estudo de Mídia Comparada do MIT e autor do livro Cultura de Convergência, Henry Jenkins, falou sobre a convergência tecnológica, na qual se aplica o compartilhamento de conhecimento e a junção diversas função em um único aparelho.
Ele fala sobre a questão da convergência, não pelo lado tecnológico, mas como um processo cultural que estimula a participação dos usuários/consumidores nas decisões que antigamente ficavam restritas aos interesses dos veículos e marcas. No que ele chama de a Cultura, onde pessoas comuns interagem, modificam e remixam mídias/conteúdos que foram originalmente construídos por produtoras de conteúdo.
A chamada cultura de convergência nos leva a interagir com o virtual como se ele fosse real. Muitas vezes tratamos nossos "amigos" on line como se fossem alguém que conhecemos pessoalmente, há muitos anos.Em contrapartida esta popularização da rede nos faz mais participativos. Deixamos de ser meros expectadores de tudo que acontece para também "brilhar". Esta acessibilidade das mídias permitem as pessoas se expressarem através de blogs, twitter, e outras ferramentas.
Por conta disso tudo, é necessário compreender este novo mundo sob uma ótica convergente, na qual as velhas e as novas mídias parecem entrar em total rota de colisão. É o que propõe Henry Jenkins, uma das mais respeitadas vozes mundiais em comunicação, em seu livro Cultura da Convergência.
Ele fala sobre a questão da convergência, não pelo lado tecnológico, mas como um processo cultural que estimula a participação dos usuários/consumidores nas decisões que antigamente ficavam restritas aos interesses dos veículos e marcas. No que ele chama de a Cultura, onde pessoas comuns interagem, modificam e remixam mídias/conteúdos que foram originalmente construídos por produtoras de conteúdo.
A chamada cultura de convergência nos leva a interagir com o virtual como se ele fosse real. Muitas vezes tratamos nossos "amigos" on line como se fossem alguém que conhecemos pessoalmente, há muitos anos.Em contrapartida esta popularização da rede nos faz mais participativos. Deixamos de ser meros expectadores de tudo que acontece para também "brilhar". Esta acessibilidade das mídias permitem as pessoas se expressarem através de blogs, twitter, e outras ferramentas.
Por conta disso tudo, é necessário compreender este novo mundo sob uma ótica convergente, na qual as velhas e as novas mídias parecem entrar em total rota de colisão. É o que propõe Henry Jenkins, uma das mais respeitadas vozes mundiais em comunicação, em seu livro Cultura da Convergência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário