quarta-feira, 17 de junho de 2009

Como sobrevier e prosperar


O livro escrito por Mark Briggs é um importante guia sobre como sobreviver na era digital. Jornalista esportivo, Mark Briggs afirma ter recuperado a fé na profissão em 1988, quando percebeu o que a Internet poderia fazer por seu trabalho. Entusiasmado, buscou manter-se a par do turbilhão de novidades que invadia o mercado todos os meses e, já em seu emprego atual, como editor de notícias interativas no The News Tribune, em Tacoma, estado de Washington, deu-se conta de que seu dia-a-dia seria mais fácil se mais colegas do jornal compartilhassem de seu conhecimento. Daí surgiu uma série de textos para treinamento, que acabaram sendo compilados neste livro.
A partir do conceito de "Web 2.0", referente às páginas da grande rede cuja relevância se deve principalmente à participação dos usuários, Briggs chama a atenção para a quebra de um paradigma que sempre guiou os jornalistas: "nós enviamos a informação, eles recebem". O autor esclarece: "Os leitores não são mais receptores passivos de mensagens. Eles criam, compartilham e comentam. E eles esperam poder fazer isso também nos sites de notícias".
O livro do Jornalista Mark Briggs trata, em especial:
- experiência adquirida pelo autor desde 1988;
- "digitalização" do jornalismo, desmistificando a tecnologia e tornando-a mais acessível;
- produção colaborativa online de notícia ou jornalismo cidadã; e
- passo a passo sobre temas de informática e tecnologia, ou seja, fala desde como funciona a internet, Plug ins e extensões, navegadores da WEB, leitores de FEED, mensagem instantânea, Protocolo de Transferência de Arquivo, até chegar a WEB 2.0 e ferramentas tecnológicas.


Apesar de ser um livro direcionado aos jornalistas, o mesmo é útil para qualquer usuário da internet.

Nenhum comentário: