sexta-feira, 12 de junho de 2009

Caxambu pretende se tornar patrimônio da humanidade




Será a quarta cidade mineira a conseguir esse importante reconhecimento


A sul-mineira Caxambu pretende se tornar o próximo patrimônio da humanidade. Isso porque representantes do município estão se mobilizando para reunir documentos necessários para que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, UNESCO, possa conceder esse reconhecimento. Porém, antes, a cidade precisa receber o título de Patrimônio Nacional. Para que isso seja possível, o município precisa reunir um dossiê com documentos, fotografias e demais papeladas que mostrem a importância do bem para o país ou para a comunidade local. Se o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, aprovar pedido, o instituto ficará responsável pela proteção do bem.

Em Minas outras três cidades já possuem esse título Congonhas do Campo, Diamantina e Ouro Preto e são reconhecidas como patrimônio da humanidade.

Segundo o prefeito de Caxambu Luiz Carlos Pinto, esse reconhecimento trará a cidade inúmeros benefícios. “Caxambu terá maior facilidade de recursos de organismos internacionais. Além de atrair investimentos públicos e privados”. Ainda de acordo com o prefeito se aprovada como patrimônio histórico, a cidade se fortalecera como pólo turístico gerando assim mais empregos e renda para as famílias locais e também para o município.

Caxambu é a única cidade do mundo com um manancial de 12 fontes de água mineral natural. “O acervo líquido e gasoso não é apenas o maior patrimônio do município, mas do estado, pais e do mundo”, afirma o prefeito. O município é conhecido mundialmente pela quantidade, qualidade e teor das águas.

A cidade recebe mensalmente cerca de 12 mil turistas mensais e segundo o diretor do parque, a meta é que chegue a 50 mil visitantes, quando o balneário for inaugurado em dezembro.


As águas de Caxambu




Atrativo máximo de Caxambu é o Parque das Águas "Dr. Lisandro Carneiro Guimarães", tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha). São 210 mil m2 de área totalmente estruturada para o bem-estar do turista.
A natureza encanta nos belos jardins, bosques e alamedas que compõem um lindo cenário. O homem soube retribuir, erguendo belos conjuntos arquitetônicos de estilo neoclássico. Bastante admirada também é a obra do português Francisco da Silva Reis, o popular "Chico Cascateiro". Os quiosques, as graciosas pontes e as cascatas artificiais que construiu, no início do século XX, marcaram uma época.
Os dois ingredientes, natural e humano, fazem do parque um lugar muito especial, que agrada a pessoas de todas as idades. Opções não faltam: pista para cooper; parquinhos com brinquedos educativos; passeio de pedalinhos num lago de 51 mil m2; piscinas com água mineral e toboáguas; quadras de tênis, vôlei e bocha; rink de patinação e o imperdível teleférico, que leva ao cume do morro Caxambu.
O bem-estar tem sua apoteose no Balneário (ou Centro) Hidroterápico, suntuoso prédio e verdadeiro cartão-postal da cidade. Construído no início do século XX, tem um imenso portal em vitral francês, confeccionado em 1912. O interior não deixa a desejar: o hall de entrada é recoberto com azulejos e pisos portugueses e ingleses, formando mosaicos. Oferece em suas instalações variados banhos (perolado, espumante perolado, espumante simples, turco, sulfuroso com pérola de ar e sulfuroso simples), que atendem às mais diferentes terapias e aplicações. Duchas (circular e escocesa), saunas e sessões de massagem completam a tradução mais precisa da palavra "relaxamento".
Esse vídeo mostras as belezas dassa cidade mineira, Caxambu.

Nenhum comentário: