quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Blogueiro é Jornalista ??


Bem, há vários pontos e contrapontos nessa pergunta.
Você poderia dizer que sim, que todo blogueiro é um jornalista, ele está informando não é? Tudo que ele posta em seu blog de uma maneira ou de outro é uma informação, e isso acaba interessando alguém. Mas tem jornalismo nisso?? Para mim em partes sim.
Claro que não estou falando naqueles blogs em que a pessoa conta tudo da sua vida, o que comeu, onde foi e como está se sentindo. Muito menos naqueles em que pessoas postam informações de “qualquer coisa” que seja favorita. Estou falando nos blogs noticiosos. Temos diversos exemplos nesse meio, como o blogueiro Sebastião Filho de Lavras, ele e seu “O Corvo Veloz” (http://ocorvo-veloz.blogspot.com/) são um grande exemplo para todos os estudantes de jornalismo, pois publica informações que muitas vezes nem a própria imprensa tem conhecimento.
Porém, para mim, para ser realmente jornalista a pessoa deve ter formação acadêmica. Pois, para que então ter as faculdades???? Ficar 4 anos estudando???
Mas para ser considerado realmente jornalismo, a pessoa que posta, ou o BLOGUEIRO, deve ter responsabilidades e saber que apesar de estar na “grande rede” ele responde por tudo que é publicado.
Então resumindo posso dizer que todo jornalista pode ser um blogueiro, porém nem todo blogueiro pode ser jornalista.
É isso...

Enquanto estava fazendo o meu texto, conversei com o Sebastião para saber qual a opinião dele a respeito disso. Esperava apenas uma frase... Porém ele me mandou esse texto... Assim transcrevo aqui a resposta que obtive dele:

“ Eu acredito, sem sombra de dúvidas que a Internet é o novo poder da mídia, tanto que até a poderosa Rede Globo já teme o avanço dessa ferramenta de informação. Em meio aos avanços da mídia digital, sem duvidas vem os Blogs que a cada dia ganham mais espaço. O diferencial do Blog é que nele você a liberdade de expressão e, que muitas vezes, em um veículo de comunicação você não tem tanta expressividade. Se o Blog é jornalismo? Acredito e tenho isso no meu dia a dia como um lema. O Blog é sim uma ferramenta de imprensa, porque a medida que você cita fatos, acontecimentos, isso é jornalismo. Eu tenho comigo, que muitas pessoas mal intencionadas acaba usando essa "liberdade de expressão" como meio para denegrir imagens, difamar e outros conceitos que acabam por incentivar o preconceito com essa nova alternativa de mídia. E vou mais longe, o Blog é sim Jornalismo e acredito que daqui a pouco tempo será mais importantes que os sites. Grandes mídias já possui sites e blogs ao mesmo tempo. O diferencial do Blog é o contato com o leitor, que passa a ser também um autor a medida que ele se envolve e participa. Eu acho que deveria haver uma classificação por setores e que os Blogs de notícias realmente deveriam ser assinados por jornalistas. Temos que ter consciência sobre o que divulgamos para não cometermos injustiças. Eu recomenda a todos os jornalistas e estudantes a ter um Blog, porque nele você pode expressar a sua essência criativa e sentir a "liberdade". Eu tenho uma visão muita boa disso, essa é a nova mídia do futuro. Hoje com o Blog O Corvo-Veloz tenho uma gama muito grande de leitores e principalmente um público da classe A, que são mais exigentes, também tenho boa aceitação nos poderes e gabinetes. Tudo é uma questão da qualidade que você pode no trabalho. “

Sebastião Jacinto de Souza Filho

Nenhum comentário: